MAMÃO FORMOSA

O mamão (Calica papaya L), possui grande aceitação no mercado internacional e é cultivada, principal-mente, nos trópicos. Sua produção nacional está baseada em dois grupos: o Formosa, que se destina principalmente ao mercado interno, e o Havaí, tanto para o mercado interno como para o externo.

O mamão é um fruto climatérico, ou seja, ao ser desligado da planta amadurece, o que leva a um aumento na atividade metabólica. Deve-se destacar que o estado de maturação é deci-sivo à vida pós-colheita do mamão, pois se realizada precoce-mente, o processo de maturação é totalmente prejudicado, mas por outro lado, quando a colheita é efetuada com o produto muito maduro, apesar de ser mais doce tem vida de prateleira muito pequena e as perdas serão muito elevadas.

O mamão é uma fruta bastante consumida, devido primeiramente ao seu sabor e também pelos benefí-cios ao organismo humano. Possui características nutricionais, como fonte de vitamina A, cálcio, energia, e auxílio ao processo digestivo. Seu consumo é quase que totalmente na forma in natura, mas é limitado pela inc onveniência da necessidade de descasque complicado e uso de serviço adequado para contê-lo e consumí-lo. Seu consumo poderia ser ampliado com pedaços adequadamente embalados, que permitam seu consumo nas mais diferentes ocasiões ou que facilitassem sua utilização nos mais diferentes serviços de alimentação.

Mamão-Formosa2.jpg