MAMÃO HAWAI

Árvore geralmente de até 6 metros, caule verde e frágil. Folhas grandes, recortadas, Flores alvas ou amareladas, Frutos grandes e alongados.

A casca geralmente é fina, bastante resistente, aderida à polpa, lisa, de cor verde-escura, que vai se tornando amarelada ou alaranjada à medida  em que o fruto vai amadurecendo. Polpa carnosa , macia e muito aromática, podendo variar de cor, entre o amarelo-pálido e o vermelho, passando por diversos tons de laranja e salmão. Numerosas sementes pretas. Frutificação durante o ano todo, mais intensamente no verão. Os frutos maduros são consumidos principalmente ao natural e são ricos em açúcares, sais minerais, vitaminas e papaína. Podem ser consu-midos também em forma de sucos, purês e doces.

Os frutos verdes podem ser utilizados no preparo de doces diversos e na extração da papaína. É uma fruta com propriedades laxativas e calmantes, sendo indicado às pessoas que têm estômago delicado, que estejam fazendo regime de emagrecimento ou que desejem manter o peso. Sua riqueza em vitamina C pode contribuir consideravelmente na defesa do nosso organismo. Além disso, a presença de vitamina A é indispensável para o bom estado da pele (beleza) e para visão crepuscular.
Sua alta densidade em potássio e em cálcio, pode ser benéfica contra hipertensão e na prevenção de problemas cardio-vasculares. Não armazene o papaia abaixo de 8°C, pois isto interrompe o seu processo de amadurecimento, podendo causar lesões ao fruto. O Brasil é um grande produtor de mamão e os estados da Bahia e Espírito Santo são os maiores produtores e exportadores.

mamao-papaia-1.jpg
IMG_3662.JPG